segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012



O nosso País…inho!

Numa singela nota a uma das imensas ditas petas com que o nosso país nos bafeja, eis que me surge uma digna de nota entre tantas outras que me saltam para o colo diariamente:
Tenho uma mãe que trabalhou toda uma vida (bem mais do que os escassos dez anos em que trabalho)!
Estamos a falar de mais de 30 anos de serviço, começados ainda aos 17 anos, num país em que muitos favorecidos nem devem saber o que isto quer dizer e maior parte dos nossos governantes ainda andavam de fralda ou a tentar enquadrar-se nas escolinhas partidárias na ânsia de criar nome e rebuçado para o futuro, que isto sem “doces” políticos não se vai a lado nenhum!!!
Há cerca de um ano e meio viu-se obrigada a despedir-se com justa causa face a longos meses de ordenados em atraso e de suar as estopinhas por um trabalho que assim a agraciou!
Perante esta situação viu-se forçada a ir engrossar as listas de desemprego sem esperança de emprego. Sim, porque quem lá vai na esperança de receber um emprego desengane-se! Ainda mais tendo em conta que, segundo este país que não é para velhos, nem para novos, apenas um país de “catroguices”, “cavaquices”, “socratices” e “coelhices”, com mais de cinquenta anos já não se está apto para trabalhar! Aliás, o mal começa a partir dos 35!!!É vê-los já velhos e de andarilho a percorrer as nossas ruas e a jogar dominó nos parques!!!
Claro está que se formos ver bem se calhar estamos mesmo velhos com 35 anos! Então se os políticos passam pelo “poleirinho” e em meia dúzia de tempo de serviço já têm direito à reforma, é porque trabalhar é mesmo desgastante de facto! E o cansaço que a coisa dá!
Mas não fugindo ao assunto que me trouxe: tentou então a minha mãe perceber se poderia ter a reforma antecipada já que descontou longos e longos anos para a poder obter e…qual não foi o espanto (se é que isto ainda nos espanta) que ficaria a ganhar menos do que o ordenado mínimo se o fizesse antes dos 65!!!E digamos que, se o fizer nessa altura também não ganhará muito mais!
Decidiu-se por ficar como está!
Mas como se não bastasse agora e após muita insistência do Centro de Emprego e para não perder o subsídio a que tem direito, teve que ir estudar! Sim, estudar à noite! Estudar à noite para fazer uns créditos para ter o 12.º ano completo, evidentemente que não para arranjar um emprego, porque esse já só existe a muitos anos-luz e num Universo paralelo, mas sim para agradar às massas e fazer de conta que se está a fazer alguma coisa de útil, enquanto muitos mais novos se arrastam pelos cantos ociosos e à espera de subsídios de reinserção e rendimentos mínimos garantidos (não generalizando, claro).
E lá anda ela então, não digo feliz e contente porque seria uma mentira mas sim contrariada e resignada numa atitude de quem já nada espera deste país.
Mas, para cúmulo dos cúmulos, tem que ir de quinze em quinze dias, como tantos desgraçados neste país, “picar o ponto” à Junta de Freguesia, numa espécie de termo de identidade e residência no qual se enquadram bandidos e trabalhadores, para fazer prova que faz procura activa de trabalho e levar uma carimbadela no papelinho!
Eis então o seu espanto quando hoje chegou à Junta e o seu nome não constava das estatísticas de quem recorria ao subsídio de desemprego! E porquê perguntam vocês? Ora para quem está mais atento a resposta já o atingiu: porque a inscreveram nos estudos nocturnos e assim “faz-se de conta” que é menos um a engrossar a enorme taxa de desemprego deste país e a vergonha em que ele se está a tornar!!!
E como diria o nosso saudoso Fernando Pessa: “E esta hein?”

2 comentários:

  1. ehehehe eu sei bem o que isso é... tb andei de 15 em 15 dias a picar o ponto no gabinete de aoio ao centro de emprego que tem como funcionarios malta da junta de freguesia... sentia-me como fosse um bandido que se apresenta na esquadra da sua residencia!!!! portugal é um paraiso para : quem não quer fazer nada; para mafiaS; para emigração ilegal; para pliticos corruptos; enfim uma maravilha a beira mar plantado!!!!! não admira que o nosso estimado 1º ministro andasse para ai a dizer : meus queridos eleitrores façam as malas e apanhem um avião para ouro local qq que isto aqui já deu o que tinha a dar!!! e hoje??? maravilha agora até chama o povo de piegas!!!! somos pobres e mal pagos e ainda somos um bando de sentimentalistas e piegas!!!! ehehehe isto realmente ... não sei se me deixo rir ou começo a chorar!!! as duas situaçoes dão rugas!!! mas acho que prefiro as rugas do riso....menos mal... eheheh
    por isso deixo aqui um recado : de acordo com o coelho ( não é o da pascoa porque esse é inofensivo) temos que andar sem dinheiro e de cara alegre!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portugal até é um belo país à beira-mar plantado ainda que qualquer dia não tenhamos condições para habitar no mesmo e cá fica o país por conta própria, sozinho e abandonado, enquanto qualquer pessoa séria e no seu juízo perfeito, já se pôs mas é daqui para fora!!!
      Estava-me a lembrar daquilo que se anda a passar em São Salvador da Baía em que por causa da greve da polícia anda tudo a saque e só me faz pensar: isto é tudo uma bomba relógio prestes a explodir!
      Seremos realmente "piegas"? Na realidade acho que até nos rimos sem motivo e não nos queixamos de nada! Quereria dizer o nosso caro Primeiro-Ministro "palhaços"? E trocou as palavras, ambas começadas por "P"?
      De facto acho que já nem para o Coelho da Páscoa isto dá, só se for para ficarmos com um amargo de boca, ao invés dos docinhos da quadra!
      Sim, porque brincar ao Carnaval acho que já não apetece a ninguém! Se calhar era a isso que o Passos Coelho se referia com as pieguices: tiro-vos a música e a folia, mas dancem na mesma!!!

      Eliminar