terça-feira, 15 de outubro de 2013

Porquê

Já alguma vez se deram ao trabalho de pensar nesse vosso mundo de tantas preocupações, realmente, o que as mulheres sentem e são?
Já alguma vez se perguntaram porque é que, quando abrem o frigorífico ou o armário, aparece sempre, como que por magia, um pacote de bebida ou das vossas bolachas preferidas?
Já se perguntaram como é que aparece tudo feito e arrumado ainda que a vossa mulher tenha tido um dia de trabalho igualmente exaustivo e extenuante?
Já se perguntaram porque é que apesar disso, ela ainda está maquilhada e perfumada quando vocês chegam a cada como se tivessem acabado de se preparar?
Porque gastam tanto dinheiro em cabeleireiro, maquilhagem e roupa para além de, obviamente, agradarem a si próprias?
Porque é que têm sempre a comida quente na mesa e pronta para vos receber?
Porque é que deixa sempre a maior e última fatia de comida no prato alegando que não tem mais fome?
Porque é que se desilude tanto se um homem se excitar com outras mulheres em filmes, na Internet ou simplesmente na rua, ainda que estes aleguem que não estão a fazer nada de mal?
Porque manda mensagens de amor ridículas durante o seu dia de trabalho e apesar de também não estar sozinha e ter que trabalhar de igual modo?
Porque insiste em querer conversar, contar tudo, não ter segredos, alimentar o amor, a paixão, a relação todos os dias?
Porque se magoa quando o homem “não tem tempo” ou lhe diz que “não fica bem” ou que “fica mal visto”se não estiver a agradar aos seus chefes, colegas, amigos e afins?
Porque se entristece quando a pessoa que ama deixa de falar consigo e lhe diz que não tem nada de especial para contar apesar de passar um dia inteiro longe e a falar com outras pessoas?
E porque insistirá ela tanto em contar todos os pequenos pormenores, mesmo aqueles que parecem ridículos e insignificantes à mente sempre tão ocupada e atarefada de um homem?
Porque insiste num jantar sem a televisão acesa nas duas horas que restam em família antes da noite acabar e fica desiludida se por acaso foi trocada pelo telejornal, um filme ou futebol?
Porque está a cama aberta com a dobra feitinha do lado do marido e o pijama já pronto e quentinho para o receber?Porque insistem tanto em dizer “amo-te” e em mostrar gestos de carinho?
Porque se levantam da cama de manhã ainda muito antes da sua hora de trabalho para preparar um pequeno-almoço para alguém?
Porque vão até ao elevador atrás do marido que vai para o trabalho dar “só mais um beijo”?Porque escrevem bilhetes e cartas de amor perfeitamente inúteis?
Porque têm sempre tempo, cabeça, disposição para tudo e os homens nunca têm por um motivo ou outro?
Porque é que entendem que as mulheres são umas segundas mães e têm que fazer aquilo que erroneamente as vossas mães vos ensinaram ser o correcto?
Porque é que apesar de tudo dizem que só os chateamos e nunca estamos satisfeitas e ainda se acham no direito de ir ter com outras mulheres porque acham que a vossa não vos compreende?
Porque acham que o amor é um estado de espírito passageiro e não são capazes de o contemplar para toda a vida e mais além?
Porque acham que inevitavelmente as relações têm “fases” e declínio?Porque é que apesar de tanto pretensa “igualdade” ainda é sempre a mulher a mais sacrificada e todos encolhem os ombros perante isso?
Perante estes motivos que aqui enumero e não são todos não estará na altura de se pensar um pouquinho em tantos porquês?
PORQUÊ? 
                                               Ana Resende

Sem comentários:

Enviar um comentário